728x90

header ads

HTE TE CONTA - A DATA 04/12 PARA O CORINTHIANS

A perda de Sócrates

No dia 04/12 de 2011, o Corinthians perdia um dos seus maiores ídolos. Doutor, jogador, corinthiano e cidadão. Um homem que revolucionou o futebol e teve grande importância política para o cenário nacional, quando subiu nos palanques em plena época de Diretas Já, reivindicou e teve papel de influenciador em diversas questões: Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira ou, apenas, Doutor Sócrates. Além de todos seus feitos políticos fora dos gramados, o Doutor também foi um dos precursores e apoiadores da Democracia corinthiana, em que as concentrações e algumas questões políticas do clube passavam também pelas mãos dos jogadores.


Penta e tetracampeonato brasileiro


Ainda no mesmo dia, o Corinthians conquistou seu 5º campeonato Brasileiro sobre o Palmeiras. Em um jogo digno do Derby Paulista, foram 4 expulsos, e com muitos ânimos exaltados. Naquele dia o Timão foi pentacampeão brasileiro. Foi, então, feito o desejo de Sócrates que disse, em 1983:
"Quero morrer em um Domingo, e com o Corinthians campeão"



No dia 04/12 de 2005 o Corinthians conquistou o tetracampeonato brasileiro.



Terceira Invasão


 O dia 04/12 de outro ano, agora, em 2012, também foi importante para a história do Corinthians. O time do povo embarcava para o Japão, onde conquistaria seu segundo título mundial. A torcida mais uma vez deu show.
 Foram mais de 30 mil corinthianos no aeroporto de Guarulhos, entoando cânticos de torcida e jogando para fora toda sua euforia que fora causada pelo Mundial. 
30 mil pessoas dentro de um aeroporto e 40 mil no Japão, só podia ser coisa do Bando de Loucos. Isso só foi uma premissa, o início, da Terceira Invasão Corinthiana. 






A título de curiosidade:
A primeira invasão aconteceu em 1976, em que Corinthians e Fluminense jogariam a semifinal do Brasileirão. Cerca de 50 a 70 mil pessoas viajaram - na sua maioria - de ônibus desde São Paulo até o Rio de Janeiro. O clube paulista ganhou aquela semifinal, e esse deslocamento é conhecido e notabilizado até hoje como a maior invasão da história do futebol mundial. Para se ter uma ideia, estima-se que o Maracanã naquele dia teve um público de 110 mil pessoas. 

"Ninguém sabia, ninguém desconfiava. O jogo começou na véspera, quando a Fiel explodiu na cidade. Durante toda a madrugada, os fanáticos do Timão faziam uma festa no Leme, em Copacabana, Leblon, Ipanema. E as bandeiras do Corinthians ventavam em procela. Ali, chegavam os corinthianos, aos borbotões. Ônibus, aviação, carros particulares, táxis, a pé a bicicleta.
A coisa era terrível. Nunca uma torcida invadiu outro estado, com tamanha euforia.
Houve um momento em que me senti um estrangeiro na doce terra carioca" - Nelson Rodrigues





A segunda invasão ocorreu também no Rio, também em um Mundial, também no Maracanã. A final entre Corinthians e Vasco no primeiro Mundial organizado pela FIFA marcou esse segundo movimento.

A quarta invasão não é tão espontânea e nem mesmo certa. O Clube faz uma campanha nas redes sociais para haver essa quarta invasão nos Estados Unidos, em Janeiro, quando o Corinthians disputa a Florida Cup.







Postar um comentário

2 Comentários